terça-feira, 1 de junho de 2010

SIGNOS #1



Inaugura a 2 Junho 22h
ESPAÇO GESTO - rua cândido dos reis, 64

30 Junho 22h
Discussão
Produção Artística Open Source / Livre HACKLAVIVA

Ana Efe
André Alves
Carla Cruz / Ângelo Ferreira de Sousa
Cristina Mateus
Dinis Santos
Fernando José Pereira
Joana Nascimento
Margarida Paiva
Maria Mire
Max Fernandes
Mónica Faria
Paulo Mendes


SIGNOS #1

Ao longo do trabalho editorial, sensível às expressões plásticas, musicais, literárias, a Gesto Cooperativa Cultural anexa Signos, projecto de índole audiovisual, que entende o instrumento do vídeo como qualitativa representação do espaço e presença dos nossos dias.
Signos faz-se passo primeiro de uma extensa recolha de projectos artísticos videográficos, liberta de constrangimentos temáticos e narrativos específicos. Enamorados e amadores, especialistas e visionários, videastas eleitos por presença do vídeo na sua obra. Signos quer-se indício, signo de edições vindouras que ampliem os trechos para a percepção do vídeo no contexto nacional contem- porâneo.
Tornando-se parte das gramáticas mínimas do entendimento da cultura do novo media e do repertório elementar de criação artística, o Vídeo participa como expressão contemporânea do quotidiano e do criativo. Precisamente nesta partilha entre utensílio das gentes e do criativo, como olhar deitado sobre a presença no mundo, os signos surgem-nos como pontos, mediações, apontamentos. Quali- dades de aceno e de mediação, vezes tantas prisioneiras da escusa que um ecrã traça. Faça-se Signos uma dessas possibilidades de escape às limitações de um apontamento, de uma intercessão entre coisas.

Sem comentários: