terça-feira, 29 de junho de 2010

JUST A GAME - Jan von Holleben



inaugura a 1 de julho 18h
até 30 de julho
ESPAÇO GESTO - rua cândido dos reis, 64

JUST A GAME
A colecção de imagens “Just a game” proporciona um entendimento coerente do trabalho artístico do fotógrafo Jan von Holleben. Pela primeira vez algumas séries dos últimos 10 anos são postas em conjunto e em contexto umas com as outras. Jan von Holleben consegue notoriedade em 2004 com as séries ‘Dreams of Flying’. Essas fotografias asseguraram-lhe uma posição sólida nas práticas visuais contemporâneas e foram publicadas e exibidas no mundo inteiro. Rapidamente outros projectos se lhes seguiram e lançaram o fotógrafo no mundo da arte.
O mundo colorido e poético da imagética e do conto nos seus projectos é fascinante e prende imediatamente o observador. A sua fotografia parece captar uma certa aura mágica. São truques simples que nos levam numa viagem de aventuras e que fazem com que o jogo com a matéria temática funcione. Este jogo versa normalmente sobre um ou outro tópico interessante mas também e sempre sobre a própria fotografia e comunicação visual.
Na sua obra artística, Jan von Holleben contempla o entendimento teórico do ‘homo ludens’. A ideia do ser humano que aprende através do jogo marca o cerne do seu processo de trabalho, bem como as colaborações com artistas de renome e uma vasta gama de instituições artísticas e museus.
‘Agora queremos aprender um com o outro e brincar uns com os outros’ Herman Hesse

Em tempos, eu comandei os mundos. Não apenas um, mas muitos. Comandava-os com espelhos e lentes. Comandava-os com luz e sombra e tempo. Às vezes comandava com um truque do olhar. Através da minha câmara, um cosmos inteiro ganhava forma, e cada mundo dentro dele parecia reger-se por uma certa lógica nada familiar, como uma espécie de mecanismo mágico.
Adoro fotografar.
Adoro os meus amigos.
Adoro maçãs e muesli.
Adoro contar histórias.
Adoro ser Punk.
Adoro ser Cowboy, Tarzan ou Astronauta.
Adoro fazer construções complexas.
Adoro caçar dragões e pirilampos.
Adoro história.
Adoro dançar.
Adoro improvisar.
Adoro madeira.
Adoro azul, vermelho e todos os tons de cor de laranja.
Adoro os limites da fotografia.
Adoro a complexidade da mente.
Adoro ritmos rápidos e latejantes.
Adoro ser frontal.
Adoro ser vulnerável.
Adoro explodir.
Adoro o futuro.
Adoro a magia.
Adoro adorar-vos.
Adoro fotografia.

Jan von Holleben
Nascido em Colónia em 1977 e educado no sudoeste campesino da Alemanha, Jan von Holleben viveu a maior parte da sua juventude numa comuna alternativa e aponta uma forte conexão entre o desenvolvimento do seu trabalho fotográfico e a influência dos seus pais, um cineasta e uma terapeuta de infância. Aos 13 anos, seguiu a carreira fotográfica do pai, pegando numa máquina e fazendo experiências com toda a espécie de “truques mágicos”, desenvolvendo a sua imaginação fotográfica e as suas capacidades, com amigos e familiares, e mais tarde apurando a sua técnica em estabelecimentos comerciais. Depois de prosseguir estudos no ensino de crianças com deficiência na Pädagogische Hochschule em Freiburg, mudou-se para Londres, fez uma licenciatura em Teoria e História da Fotografia no Surrey Institute of Art and Design, e foi absorvido pela cena fotográfica londrina, onde trabalhou como editor de imagem, director artístico e realizador fotográfico. O corpo principal do seu trabalho fotográfico focando o ‘homo ludens’- o homem que aprende brincando – é, ele próprio, construído a partir de uma integração lúdica de teoria pedagógica com experiências lúdicas pessoais e as suas memórias da infância.
O trabalho de Jan von Holleben tem sido exposto internacionalmente e largamente publicado em revistas por todo o mundo. Os seus numerosos livros são já preciosos exemplares de colecção.
Prémios: Lead Award / Idn + graniph Universe Award / Florence Biennale Award for Photography / PX3 Photography Award / Best CP Award / Art for Aid Award / International Photography Award / Young Portfolio Award / Magenta Award / Photoreview Award / Next Level Photographic Award / London Photographic Award / The Observer Hodge Photographic Award

terça-feira, 1 de junho de 2010

SIGNOS #1



Inaugura a 2 Junho 22h
ESPAÇO GESTO - rua cândido dos reis, 64

30 Junho 22h
Discussão
Produção Artística Open Source / Livre HACKLAVIVA

Ana Efe
André Alves
Carla Cruz / Ângelo Ferreira de Sousa
Cristina Mateus
Dinis Santos
Fernando José Pereira
Joana Nascimento
Margarida Paiva
Maria Mire
Max Fernandes
Mónica Faria
Paulo Mendes


SIGNOS #1

Ao longo do trabalho editorial, sensível às expressões plásticas, musicais, literárias, a Gesto Cooperativa Cultural anexa Signos, projecto de índole audiovisual, que entende o instrumento do vídeo como qualitativa representação do espaço e presença dos nossos dias.
Signos faz-se passo primeiro de uma extensa recolha de projectos artísticos videográficos, liberta de constrangimentos temáticos e narrativos específicos. Enamorados e amadores, especialistas e visionários, videastas eleitos por presença do vídeo na sua obra. Signos quer-se indício, signo de edições vindouras que ampliem os trechos para a percepção do vídeo no contexto nacional contem- porâneo.
Tornando-se parte das gramáticas mínimas do entendimento da cultura do novo media e do repertório elementar de criação artística, o Vídeo participa como expressão contemporânea do quotidiano e do criativo. Precisamente nesta partilha entre utensílio das gentes e do criativo, como olhar deitado sobre a presença no mundo, os signos surgem-nos como pontos, mediações, apontamentos. Quali- dades de aceno e de mediação, vezes tantas prisioneiras da escusa que um ecrã traça. Faça-se Signos uma dessas possibilidades de escape às limitações de um apontamento, de uma intercessão entre coisas.