terça-feira, 28 de junho de 2011

MATCHUME ZANGO | 25 de JUNHO


Candido Salomao Zango nasceu em Moçambique em 1980.
Foi a partir da sua paixão pelos tambores usados nas canções tradicionais da sua terra que começou a estudar e a construir instrumentos como timbila, xitende, mtxiga, xogovila, entre outros. Matchume Zango fundou o grupo de música e dança tradicional moçambicano “Novos Raios” e a Orquestra de música tradicional e urbana “Timbila Muzimba” que se tem apresentado na África, na Europa e na Ásia. Na Áustria participou como intérprete no espectáculo Romeu e Julieta no Festival Donau em Krems, no evento de música electrónica MoSomeBigNoise do Festival Sunset Tanzlust Freisdat em Linz e no Festival Culture Movement em Viena.
Como percussionista e vocalista, participou também em espectáculos de dança contemporânea apresentados na França e na Bélgica. É um colaborador frequente da companhia de dança contemporânea Kubilai Khan em França e do Drumming Grupo de Percussão em Portugal.
Com o DGP tem sido convidado a apresentar masterclasses na Universidade de Aveiro, no Conservatório Gulbenkian em Braga, na ESMAE, na Academia de Música de Viana do Castelo, entre tantos outros locais.


O CONCERTO

























Sem comentários: