quinta-feira, 30 de junho de 2011

V SALÃO COBOI | "POUCA VERGONHA"


Inauguração a 2 de Julho 19h
até 6 de Agosto
ESPAÇO GESTO - Rua José Falcão, 107

V SALÃO COBOI
"Pouca Vergonha"


Neste 5º Salão Coboi é-vos apresentado um conjunto de trabalhos que procuram continuar a explorar uma temática apelativa e sensacionalista através de situações exageradas e imagens fortes resultantes da influência da pornografia, melodrama, literatura cor-de-rosa, de terror e fantástica.

Nas próximas semanas, vão poder encontrar na Gesto uma exposição que mescla elementos sexuais com outro tipo de imaginário proveniente, sobretudo, da cultura popular norte-americana do século passado ( mais precisamente a partir dos anos 60 e 70, quando os filmes "exploitation" ganham mais popularidade com a liberação dos costumes e quebra de tabus cinematográficos ) podendo ser vista também como um exercício sobre os conflitos criados por séculos de supressão e "demonização" do sexo e sensualidade, censura, auto-censura, liberalismo e conservadorismo no Ocidente.

Não é só pipocas.. Numa abordagem mais ( ou menos ) erudita, "Pouca Vergonha" é uma breve viagem pela História da Representação da Besta, "um itinerário entre pesadelos, terrores e amores, onde os actos de repulsa caminham de mãos dadas com comoventes movimentos de paixão, e a rejeição da deformidade é acompanhada de êxtases decadentes que, a maior parte das vezes, são violações sedutoras de todos os cânones clássicos".
A história da Bela e do Monstro contada num contexto actual, sob as coordenadas de Umberto Eco presentes n'A História do Feio.

( potenciado pela obra "Desenhando em Terços" de Márcia X )

Sexo, Violência, Romance, Consumo de Droga, Terror Sanguinário e Eco-Terror, Nudismo, Bizarrices, Destruição e Rebelião são alguns dos sub-géneros apreciados pela equipa actual do Salao Coboi, constituída por:

Abibe (artes plásticas - escultura )
Apolinário (artes plásticas - escultura )
Elder Macedo (fotografia)
João Filipe (doom)
Sara Martins (fotografia)
Simão Praça (argumento)
ZéZé Cordeiro (doom)
Zé Cardoso (ilustração)


SALÃO COBOI

salao coboi = 2 + x onde 2 é uma constante e x é uma variável não aleatória.

Zé Cardoso (1984 - Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) e Apolinário (1983 - Licenciado em Artes Plásticas / Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) formam o núcleo de um conjunto mutante de artistas, músicos e ilustradores provenientes do faroeste europeu, criando uma estrutura projectual comum entre vários campos artísticos e de comunicação.

Exposições Individuais:

1º Salão Coboi - Galeria Dama Aflita, Porto - 2009
2º Salão Coboi - Espaço BÁ, Lisboa - 2010
3º Salão Coboi - Salao Coboi versus the Volcano - Espaço Campanhã, Porto - 2010
4º Salão Coboi - Death is Forming - Casa Ruim, Torres Vedras - 2011

Exposições Coletivas:

Skatomize 2009 - Plano b, Porto - 2009
Ilu*station 2010 - Barcelona - 2010
Dandy - Dama Aflita, Porto - 2010
Coletiva - Dama Aflita - 2010
MAGA - Caldas da Raínha - 2011
Deambular - Biblioteca Municipal do Porto - 2011
Blind Date - Galeria WHO - 2011

Publicações

Satanic Holidays - Imprensa Canalha - 2009
X - Plana Press - 2010
Y - Plana Press - 2010

terça-feira, 28 de junho de 2011

MATCHUME ZANGO | 25 de JUNHO


Candido Salomao Zango nasceu em Moçambique em 1980.
Foi a partir da sua paixão pelos tambores usados nas canções tradicionais da sua terra que começou a estudar e a construir instrumentos como timbila, xitende, mtxiga, xogovila, entre outros. Matchume Zango fundou o grupo de música e dança tradicional moçambicano “Novos Raios” e a Orquestra de música tradicional e urbana “Timbila Muzimba” que se tem apresentado na África, na Europa e na Ásia. Na Áustria participou como intérprete no espectáculo Romeu e Julieta no Festival Donau em Krems, no evento de música electrónica MoSomeBigNoise do Festival Sunset Tanzlust Freisdat em Linz e no Festival Culture Movement em Viena.
Como percussionista e vocalista, participou também em espectáculos de dança contemporânea apresentados na França e na Bélgica. É um colaborador frequente da companhia de dança contemporânea Kubilai Khan em França e do Drumming Grupo de Percussão em Portugal.
Com o DGP tem sido convidado a apresentar masterclasses na Universidade de Aveiro, no Conservatório Gulbenkian em Braga, na ESMAE, na Academia de Música de Viana do Castelo, entre tantos outros locais.


O CONCERTO

























terça-feira, 7 de junho de 2011

DESENHOS de Ângelo de Sousa


Inaugura a 5 de Junho, 19h
até 30 de Junho de 2011
ESPAÇO GESTO - Rua José Falcão, 107
de segunda a sábado das 10h às 19h


DESENHOS de ÂNGELO DE SOUSA

Não parto de nenhuma ideia de Arte. Parto de algumas coisas que faço, o que é diferente. Ou que posso fazer...

Pensar uma exposição para iniciar um novo ciclo, no Espaço Gesto, agora numa nova morada, impele a um olhar para o que há-de vir. Sem determinar o que virá a ser feito, sabe-se que o início, estado inocente de partida, é marcado pelo desejo, moldado pela ambição do tempo que se abre. Partir com a melhor possibilidade, sair com um dos nossos, o melhor dos nossos, com quem sempre enfrentou o que há-de vir com a ousadia de não se quedar com o já feito, o descoberto, o experienciado, amarra-nos a essa inventividade perma- nente, e alaga-nos de um contentamento fortalecedor.

(...) Ou eu quero, ou então não quero. Se não quero, não faço. Acabou-se. quando quero parar, paro. Quando vou fazer desenhos não sei o que vou fazer, nem o que vai aparecer. Simplesmente quero fazer desenhos. às vezes, para relançar o motor, pego em desenhos antigos, ou feitos à meses atrás, ou à anos, só para retomar qualquer coisa e depois, daí por diante deriva para qualquer coisa e depois, daí por diante deriva para outra coisa qualquer, quando corre bem. E depois dá para estar assim uns meses a fazer isso - e em quantidade, eventualmente. (...)

Um jogo de laços e coincidências nos liga a Ângelo de Sousa: a sua presença no momento fundador da GESTO; a sua eterna cumplicidade com nossas derivas que alargaram as geografias por onde nos movíamos e nos levaram a África, onde percor- remos espaços da sua infância (Ilha de Moçambique e Maputo); as conversas sobre as viagens realizadas; a sua bonomia perante a nossa solicitação contínua de edição de obra impressa; os seus desenhos oferecidos que nos permitiram ampliar a nossa acção intercultural; a sua exposição de serigrafia, intitulada GESTOs que encerrou a nossa anterior morada; a sua presença nas nossas vidas.
Declara-se, pois, numa transbordância de emoção, ser esta a exposição que desejávamos, para numa nova relação aberta com a cidade nos mostrarmos, com a nossa simplicidade e discrição, irreverência e indisciplina, como uma entidade promo- tora de espaços de interculturalidade, firmemente enraizada na força da nossa amizade e na alegria do caminhar conjunto.

Sim. Aquilo é um desenho, no fim de contas. Simplesmente é um desenho que decorre da maneira de pintar, da maneira que um quadro é pintado.

textos de Ângelo de Sousa, retirados de entrevista conduzida por Bernardo Pinto de Almeida,para o catálogo da exposição 'Ângelo, 1993 uma antologia', editado pela Fundação de Serralves.

Direcção da Gesto Cooperativa Cultural, Maio de 2011

domingo, 5 de junho de 2011

GESTO_ID ABERTURA DE NOVO ESPAÇO



A GESTO Cooperativa Cultural e o ‘movimento intercultural IDENTIDADES’ habitam numa nova morada: Rua José Falcão, 107, 4050-317 Porto

ABERTURA pelas 19h00 de Domingo, 5 de Junho de 2011:
Exposição ‘Desenhos de Ângelo de Sousa’ [até 30 de Junho]
espaço de loja ‘Objectos Culturais’ [horário: das 10h00 às 19h00, de segunda a sábado]

Com a participação especial de:

- Coral de Letras da Universidade do Porto
- Cassete Inconstante [instalação sonora de Manel Cruz]
- Dj Rodrigo Affreixo

Porto de honra - Quinta Nova Ruby Reserve