sábado, 9 de fevereiro de 2008
CASA MUSEU LAURA DIAS
Catarina Carneiro de Sousa
11 de Janeiro a 2 de Fevereiro de 2008
Inauguração , Sexta 11 de Janeiro às 21:30
A artista Catarina Carneiro de Sousa propôs para o Espaço Gesto a construção da Casa Museu de uma mulher vulgar de nome Laura Dias.
Dessa mulher pouco sabemos, e ainda assim este Museu tenta reconstruir a sua vida.
Como as Casas Museu que conhecemos, esta vive também entre a realidade e a ficção. Laura Dias viveu realmente nesta casa entre Outubro de 2006 e Abril de 2007, mas o motivo que a trouxe ao Porto é na verdade mais obscuro, se trabalhou para a Bombom, o Hotel Paris ou o EstrelaD'ouro nunca saberemos ao certo. Os objectos deixados para trás ajudam a construir o perfil desta mulher, mas difícil é também distinguir o
que realmente lhe pertenceu e foi deixado para trás ou o que já estaria na casa antes mesmo de Laura cá ter vivido.
"O parco espólio desta Casa-Museu consiste em tudo que Laura Dias deixou ficar quando partiu. A partir destes itens tentou-se reconstruir e conservar o espaço vivencial desta mulher, com o intuito de melhor a compreender e dar a conhecer ao público." Escreve Catarina
Carneiro de Sousa.
Porquê a Laura Dias?
Que deixou esta mulher à humanidade para que se preservem os magros vestígios da sua existência neste espaço? Quem é na verdade Laura Dias, qual foi a sua ocupação, para onde a levavam os seus passos, em que pensava ela no saguão, e quem a observava?
Definirão esses poucos objectos; propriedade, ou não, de Laura; os nosso dias?
Hoje abre mais um shopping, dezenas de lojas prometem emprego. Hoje é Natal, "precisa-se empregada para fazer embrulhos, com experiência". Hoje muda-se o call center de uma multinacional para a Cidade da Praia em Cabo Verde. Hoje aprendo uma profissão que não é a minha. Hoje faço 30 anos, já não tenho direito ao arrendamento jovem. Hoje deixo quase todos os meus haveres em caixotes.
Hoje alugo uma subcave em Viseu pintada de verde e laranja.
Hoje é assim para muitos de nós, e foi com certeza para Laura Dias. Fazer as malas mais uma vez… em 2007 sabemos que atravessou a fronteira, mas foi impossível apurar onde se encontra.
Carla Cruz
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário