terça-feira, 29 de dezembro de 2009

PERPÉTUA - Nuno Sousa



inaugura a 2 Janeiro 18h
ESPAÇO GESTO - Rua Cândido dos Reis, 64

PERPÉTUA
“Hoje (...)
estou contente, estou preparada.
Não tenho medo...
vou, por fim, saber...
Diga-lhes,
se puder...
Sinto-me cansada,
Espere!
Falta alguma coisa...
talvez esta seja a última palavra...
Tudo fica no escuro.”

Durante um longo período de tempo, comportou-se de forma invulgar. Embateu várias vezes contra as esquinas dos móveis, calculou mal as curvas ao virar os corredores. Num Sábado de tarde, ao escurecer, confessou-me, um pouco a medo, andar ocupado com “formas não familiares da matéria”. Parecia distraído, macambúzio, sorumbático, como se num estado de concentração ensimesmada, mas do avesso. Em diversas situações fui surpreendido com a sua aparição, como se emergisse silenciosamente das sombras, feito alma-penada a vaguear desamparada pela penumbra. Aparentava gostar de lugares-mortos.
Consta ter sofrido penosas assombrações espontâneas e súbitas experiências “fora-do-corpo”. Dizia ouvir, de quando em quando, pessoas reunidas, de ambos os sexos – falavam todas ao mesmo tempo e de “assuntos muito sérios”, ao que parece...
Ficou registado que era capaz de fazer levitar objectos invulgarmente pesados, ou trazer a si “o que bem entendesse”. Nos últimos tempos, dedicou-se com grande afinco a uma desordenada série de escritos autómatos, num estado semelhante a um transe, “entregando a mão a uma vontade alheia”. Articulava mensagens estapafúrdias num estilo muito diferente do habitual.
Em algumas conversas ocasionais, aparentemente disparatadas (agora, à distância, todas elas parecem fazer algum sentido) falou-me de uma certa mulher, ou alguém a fazer-se passar por tal, que o andaria a importunar por causa de uma questão irresolúvel, ou um qualquer mal-entendido.

Nuno Sousa

Nascido no Porto em 1979. Licenciado em Artes Plásticas - Escultura pela FBAUP. Membro fundador do colectivo Senhorio, participando desde 2004 na produção e publicação de vários fanzines: "Barba", "Pingue", "Busto", "Mister", "Não me contes o fim - Eles Morrem Todos!", "Formigueiro", "Grande Prémio de Desenho".
Integra como compositor e intérprete os projectos musicais: Stowaways, Sr Doutor e João Peludo e a Orquestra Sonâmbula

Sem comentários: