quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Retratos a Pedra Negra

"Definido o alvo, atirei-me à tarefa de retratar cerca de quarenta pessoas em cinco meses. Dentro do possível, quase todas as pessoas envolvidas no projecto "Identidades", 16 delas (um grupo de moçambicanos e brasileiros que estiveram no Porto no âmbito do referido projecto) desenhei em três dias. Ao quarto, descansei.
Alla prima.
Na grande maioria das exposições de desenho, os trabalhos expostos resultam de uma selecção que, certamente obedece a diferentes critérios, porventura, de diferentes pessoas. Aqui, para meu infortúnio não há critério. Não houve segunda tentativa nem retoques de aperfeiçoamento fora do tempo de pose (que podia variar entre os 30 e 50 minutos). O que se pode ver nesta exposição é, mesmo, "desenho a metro".
O formato, as dimensões do papel, o material riscador, o cadeirão foram as constantes.
As poses, os enquadramentos, as diferentes distâncias a que me coloquei dos modelos, o posicionamento da folha, vertical ou horizontal, foram as variantes de desenho com as quais me debati, em torno daquilo que se pode designar "aspectos de composição".
A grande maioria das pessoas representadas, conheci-as pela primeira vez, no momento. Não houve estudos prévios, fotografias nem recurso a qualquer instrumento de rigor, como câmara escura.
Uma vez cordialmente cumprimentado, o futuro retratado era instalado no cadeirão. A ser estudada, a pose não o foi por mim. A partir desse momento, apenas em breves minutos ou segundos, tomo algumas decisões determinantes para o resultado final.
Conversas com o modelo: muito poucas."

Ricardo Leite






















Sem comentários: